Luena – Um projecto denominado Usaki, voltado à capacitação das organizações sociais na gestão dos recursos ambientais, foi, esta terça-feira, no Luena, província do Moxico, lançado pelo Instituto Nacional para Cidadania-Mosaiko em parceria com a Fundação Fé e Cooperação (FEC).
Traduzido da língua nacional Cokwe, o projecto “Usaki”, que significa floresta (mata) fechada, é financiado pela União Europeia (UE) e co-financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, beneficiando as zonas urbanos e rurais das províncias do Moxico, Cuando Cubango e Luanda.
Ao intervir na cerimónia da apresentação do projecto, o director - geral do Mosaiko, Frei Júlio Candeeiro, disse que a iniciativa visa emancipar as comunidades e envolver as organizações da sociedade civil na divulgação dos desafios e na gestão inclusiva dos recursos naturais.
“O projecto envolve todas as organizações não-governamentai e partidárias a chamarem atenção sobre o perigo da degradação ambiental”, alertou o responsável.
Segundo o sacerdote, o projecto visa, também, fortalecer estas organizações e as autoridades locais, na promoção de boas práticas ambientais, através de iniciativas socioeconômicas sustentáveis, com incidência nas mulheres e nos jovens.
O Mosaiko e a FEC vão implementar o projecto nas referidas regiões, num período de três anos.
Durante este intervalo, as organizações sociais serão capacitadas em estudo sobre direitos ambientais e humanos, no contexto angolano, sensibilidade nas comunidades sobre educação ambiental, e workshops sobre empreendedorismo verde.
Está, igualmente, agendada a realização de debates sobre a importância da convivência harmoniosa dos seres humanos com e no ambiente, campanha de comunicação e advocacia sobre economia circular e gestão sustentável, bem como a realização de conferência nacional sobre o sector.