Lucala - Mais de 850 árvores ornamentais de várias espécies foram plantadas na província do Cuanza-Norte, no quadro de um projecto do Gabinete Provincial do Ambiente e Resíduos Sólidos que visa o alargamento dos espaços verdes e a melhoria da imagem das sedes municipais e das vilas.
A informação foi prestada, esta quinta-feira, à ANGOP, no município do Lucala, pela directora do Gabinete Provincial do Ambiente e Resíduos Sólidos, Maria de Lourdes Saldado, adiantando que o projecto teve início em Fevereiro deste ano e prevê plantar duas mil árvores em todas as localidades da região.
De acordo com a responsável, que falava no acto provincial alusivo ao Dia Internacional do Ambiente (5 de Junho), a par desta campanha de arborização, a instituição está igualmente empenhada no reforço das acções de sensibilização dos cidadãos para a elevação da educação ambiental e abstenção de comportamentos lesivos à preservação da fauna e da flora.
“É preocupante o registo constante, na província, de actos lesivos ao ambiente, sobretudo versados à poluição do ar, da água e degradação dos solos, protagonizados por cidadãos”, lamentou.
Estes actos, esclareceu, resultam em alterações climáticas, extinção de espécies, mudanças genéticas nas espécies e aquecimento global.
Na ocasião, a directora exortou os cidadãos no sentido de absterem-se da prática de queimadas anárquicas, justificando que esta acção representa um atentado ao ambiente e um dos principais factores de degradação dos solos e de destruição do habitat natural dos animais.
Sob o lema “Juntos pela restauração, Angola na vanguarda pela conservação”, participaram no acto membros do Governo, responsáveis do Gabinete Provincial do Ambiente, representantes de organizações cívicas, estudantes, entre outros convidados.
O Dia Mundial do Ambiente foi institucionalizado a 5 de Junho de 1972, por ocasião da Conferência Internacional das Nações Unidas, com o objectivo de despertar a consciência dos cidadãos sobre a importância da preservação dos recursos naturais para o bem-estar da humanidade. LJ/IMA/MCN