Luanda – O ministro das Relações Exteriores, Téte António, reconheceu, quarta-feira, a pertinência da obra académica “Política Externa de Angola”, por conter capítulos essenciais que reflectem a vida internacional.
O livro, de autoria do académico e analista político Osvaldo Mboco, aborda as relações entre Angola e os seus parceiros, sobretudo os Estados Unidos da América, a Rússia, a China e a França.
O chefe da diplomacia angolana fez o pronunciamento no acto de lançamento da obra “Política externa de Angola-Principais Marcos, Desafios e Perspectivas", cujo prefacio é de sua autoria.
Na ocasião, Téte António disse ainda ser um vasto trabalho em que o autor consegue captar, com um espírito de síntese, aspectos importantes da política externa angolana e não só.
“O autor desenvolveu, a partir da importância que se dá à política nacional, uma avaliação da projecção internacional do país", referiu.
Disse ainda que Osvaldo Mboco evoca na obra a evolução das relações do país com os seus parceiros, passando em revista os momentos-chave da diplomacia angolana, desde a independência, em 1975, até aos dias de hoje.
Editado pela Oficina de Conhecimentos, o livro comporta 196 páginas em cinco capítulos, e conta com uma tiragem de mil exemplares.
Osvaldo Mboco tem no mercado os livros “Os desafios de África no século XXI – um continente que procura se reencontrar”, publicado em 2021 e "As eleições em Angola, de 1992 até aos nossos dias" lançado em 2022. MGM/SC