Cuito – A V edição da Feira da Batata e do Milho da província do Bié, a realizar-se de 19 a 24 de Agosto deste ano, poderá movimentar um volume de negócios avaliado em aproximadamente 500 milhões de kwanzas, contra os 400 milhões da edição passada.
A informação foi prestada, na noite de terça-feira, na cidade do Cuito, pela coordenadora da Comissão de Organização da feira e vice-governadora para o sector Político, Social e Económico do Bié, Alcida de Jesus Camatele Sandumbo, durante o jantar-conferência de lançamento desta edição do certamente.
O acto foi orientado pela governadora provincial, Celeste Elavoco David Adolfo.
Sob o lema “Bié- produzir para garantir a segurança alimentar e nutricional”, o certame irá juntar mais de 300 expositores, entre empresários do sector agrícola, indústria transformadora, extractiva, comércio, serviço, entidades governamentais e diplomáticas.
Os mesmos, de acordo com a coordenadora, irão expor um total de mil e 500 toneladas de milho e 500 de feijão, como produtos de eleição, para além de outras culturas diversas.
Informou, por outro lado, que as administrações municipais, ao contrário das edições anteriores, participarão com mais expositores, e de forma separada, de modo a permitir uma maior representatividade e exposição das suas potencialidades.
Em termos ainda de novidade, revelou a realização de um roteiro turístico, que visa visitar várias áreas turísticas da província.
Apontou como meta a superação dos indicadores da edição passada.
Com a realização da V edição, disse pretender-se alcançar vários objectivos, como criar um espaço para apresentação e exposição dos produtos agrícolas, meios, equipamentos e outros serviços dentro do espírito empreendedor dos vários entes locais e nacionais, expor as potencialidades agrícolas da província, com maior realce o milho e a batata, assim como dinamizar a produção local e incentivar os cidadãos para a cultura da produção agrícola.
Assegurou que será criado um corpo de júri independente, livre e profissional, para avaliar os expositores nas várias categorias, como melhor exposição, melhor produtor no ramo empresarial, melhor produtor no ramo familiar, inovação e criatividade, a stand mais visitada e melhor participação cultural.
Adiantou que o concurso inclui também as categorias de melhor administração municipal, melhor participação dos gabinetes provinciais, melhor participação de empresas públicas, melhor participação de empresas privadas, melhor barraca e grande prémio.
Governadora propõe Expo-Bié para 2025
No seu discurso de lançamento da V edição da Feira, a governadora da província, Celeste Elavoco David Adolfo, desafiou a comissão organizadora e a classe empresarial para um esforço conjunto, no sentido de se evoluir para uma Expo-Bié, a partir de 2025.
Deste modo, de acordo com a governante, se poderá assegurar uma produtividade mais abrangente e inclusiva, considerando os níveis de criatividade e de empreendedorismo no sector produtivo e não só, com resultados importantes de outras culturas.
Para o efeito, recomendou a necessidade de se começar a trabalhar já a partir de Setembro próximo e assegurar níveis de preparação que permitam realizar um evento económico em que os investidores de todo país sejam atraídos e lhes seja dada a oportunidade de debaterem aqui as suas marcas e produtos e as suas ideias.
Expectativas à volta da V edição
Para o presidente da Câmara de Comércio do Bié, Gil Januário, o evento será, mais uma vez, uma oportunidade ímpar para promover e criar novas parcerias comerciais que possam elevar os produtos locais para além das fronteiras da província.
Ainda na sua visão, constitui um momento de grande importância para o desenvolvimento económico e social da região, por promover o comércio, a indústria e a troca de conhecimento de inovação do sector agrícola.
O empresário do ramo agrícola Cidalino Ramos vai na sua quarta participação e destaca as oportunidades que o evento proporciona na realização de negócios.
Por isso, mais uma vez, disse que vai aproveitar o certame para apresentar as suas potencialidades em termos de produção de citrino de laranja, tangerina e limão, assim como dos resultados das experiências do cultivo de arroz e trigo, na sua fazenda localizada na comuna do Cunje, município do Cuito.
A Feira da Batata e Milho, que se realiza, anualmente, por ocasião do dia da cidade do Cuito e concomitantemente da província, que se assinala a 31 de Agosto, tem contado também com a participação de expositores nacionais.
O acto de lançamento da feira contou com a participação de membros do governo, deputados à Assembleia Nacional, magistrados judiciais, do Ministério Público, pequenos, médios e grandes produtores, operadores da banca, investidores, entre outras individualidades do sector público e privado. VKY/PLB