Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

V Feira da Batata e do Milho poderá movimentar um volume de negócios de Akz 500 milhões

     Agricultura              
  • Bié • Quarta, 31 Julho de 2024 | 09h26
Bié: Exposiçao Chitembo na feira da batata e do milho
Bié: Exposiçao Chitembo na feira da batata e do milho
Leonardo Castro

Cuito – A V edição da Feira da Batata e do Milho da província do Bié, a realizar-se de 19 a 24 de Agosto deste ano, poderá movimentar um volume de negócios avaliado em aproximadamente 500 milhões de kwanzas, contra os 400 milhões da edição passada.

A informação foi prestada, na noite de terça-feira, na cidade do Cuito, pela coordenadora da Comissão de Organização da feira e vice-governadora para o sector Político, Social e Económico do Bié, Alcida de Jesus Camatele Sandumbo, durante o jantar-conferência de lançamento desta edição do certamente.

O acto foi orientado pela governadora provincial, Celeste Elavoco David Adolfo.

Sob o lema “Bié- produzir para garantir a segurança alimentar e nutricional”, o certame irá juntar mais de 300 expositores, entre empresários do sector agrícola, indústria transformadora, extractiva, comércio, serviço, entidades governamentais e diplomáticas.

Os mesmos, de acordo com a coordenadora, irão expor um total de mil e 500 toneladas de milho e 500 de feijão, como produtos de eleição, para além de outras culturas diversas.

Informou, por outro lado, que as administrações municipais, ao contrário das edições anteriores, participarão com mais expositores, e de forma separada, de modo a permitir uma maior representatividade e exposição das suas potencialidades.

Em termos ainda de novidade, revelou a realização de um roteiro turístico, que visa visitar várias áreas turísticas da província.

Apontou como meta a superação dos indicadores da edição passada.

Com a realização da V edição, disse pretender-se alcançar vários objectivos, como criar um espaço para apresentação e exposição dos produtos agrícolas, meios, equipamentos e outros serviços dentro do espírito empreendedor dos vários entes locais e nacionais, expor as potencialidades agrícolas da província, com maior realce o milho e a batata, assim como dinamizar a produção local e incentivar os cidadãos para a cultura da produção agrícola.

Assegurou que será criado um corpo de júri independente, livre e profissional, para avaliar os expositores nas várias categorias, como melhor exposição, melhor produtor no ramo empresarial, melhor produtor no ramo familiar, inovação e criatividade, a stand mais visitada e melhor participação cultural.

Adiantou que o concurso inclui também as categorias de melhor administração municipal, melhor participação dos gabinetes provinciais, melhor participação de empresas públicas, melhor participação de empresas privadas, melhor barraca e grande prémio.

Governadora propõe Expo-Bié para 2025

No seu discurso de lançamento da V edição da Feira, a governadora da província, Celeste Elavoco David Adolfo, desafiou a comissão organizadora e a classe empresarial para um esforço conjunto, no sentido de se evoluir para uma Expo-Bié, a partir de 2025.

Deste modo, de acordo com a governante, se poderá assegurar uma produtividade mais abrangente e inclusiva, considerando os níveis de criatividade e de empreendedorismo no sector produtivo e não só, com resultados importantes de outras culturas.

Para o efeito, recomendou a necessidade de se começar a trabalhar já a partir de Setembro próximo e assegurar níveis de preparação que permitam realizar um evento económico em que os investidores de todo país sejam atraídos e lhes seja dada a oportunidade de debaterem aqui as suas marcas e produtos e as suas ideias.

Expectativas à volta da V edição

Para o presidente da Câmara de Comércio do Bié, Gil Januário, o evento será, mais uma vez, uma oportunidade ímpar para promover e criar novas parcerias comerciais que possam elevar os produtos locais para além das fronteiras da província.

Ainda na sua visão, constitui um momento de grande importância para o desenvolvimento económico e social da região, por promover o comércio, a indústria e a troca de conhecimento de inovação do sector agrícola.

O empresário do ramo agrícola Cidalino Ramos vai na sua quarta participação e destaca as oportunidades que o evento proporciona na realização de negócios.

Por isso, mais uma vez, disse que vai aproveitar o certame para apresentar as suas potencialidades em termos de produção de citrino de laranja, tangerina e limão, assim como dos resultados das experiências do cultivo de arroz e trigo, na sua fazenda localizada na comuna do Cunje, município do Cuito.

A Feira da Batata e Milho, que se realiza, anualmente, por ocasião do dia da cidade do Cuito e concomitantemente da província, que se assinala a 31 de Agosto, tem contado também com a participação de expositores nacionais.

O acto de lançamento da feira contou com a participação de membros do governo, deputados à Assembleia Nacional, magistrados judiciais, do Ministério Público, pequenos, médios e grandes produtores, operadores da banca, investidores, entre outras individualidades do sector público e privado. VKY/PLB





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

Removidas 17 bombas na comuna da Arimba

 Sábado, 30 Novembro de 2024 | 09h14

Cabinda ganha fábrica de contraplacados

 Sábado, 30 Novembro de 2024 | 09h03

MP pede condenação do antigo director do GEPE-Huíla

 Sábado, 30 Novembro de 2024 | 08h56

MINJUD repõe legalidade nas eleições da FAF

 Sábado, 30 Novembro de 2024 | 05h01

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+