Huambo - Uma cooperativa agro-pecuária foi oficializada hoje, sábado, no município do Bailundo, província do Huambo, com o propósito de homenagear e eternizar a figura do antigo ministro da Agricultura, Gilberto Buta Lutucuta.
Gilberto Buta Lutucuta, falecido no passado dia 18 de Fevereiro, aos 80 anos de idade, por doença, exerceu, entre outras funções, a ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, entre 1999 e 2007.
É tido como um dos impulsionadores do desenvolvimento do sector no país, onde prestou todo contributo institucional e técnico, para além da formação de vários engenheiros agronómicos.
O acto de oficialização da nova cooperativa coube ao ministro da Agricultura e Pescas, António Francisco de Assis, na presença da homóloga da Saúde, Sílvia Lutucuta, na qualidade de filha do homenageado.
Criada a 14 de Março último, a organização agrícola é composta por mais de 350 membros, entre familiares de Gilberto Buta Lutucuta e membros da comunidade Santa Rosa, no sector do Tchilume, arredores da vila municipal do Bailundo.
Com mais de oito hectares de terras aráveis, a cooperativa via se dedicar no cultivo de cereais (milho, feijão, soja), tubérculos (batata doce, rena e mandioca), hortaliças, frutas diversas, café arábico e na criação de cabrito, galinhas e coelhos.
A organização agro-pecuária conta, igualmente, com uma loja de campo equipada com insumos agrícolas, sete mil cabritos, 300 coelhos e dez mil pintinhos.
A propósito, o ministro da Agricultura e Pescas, António Francisco de Assis, referiu que o projecto, o único do país, visa assegurar a integração e o desenvolvimento da comunidade do antigo dirigente do sector, em reconhecimento aos seus feitos em prol do sector agrícola.
Encorajou os membros da cooperativa a empenharem-se na produção agro-pecuária, com foco no melhoramento da renda familiar.
Já a ministra da saúde, Sílvia Lutucuta, em nome da família, considerou ser um projecto integrado e que representa um grande reconhecimento dos feitos do homenageado.
Anunciou a construção, em breve, de um posto saúde, com o objectivo melhorar a assistência médica/medicamentosa da comunidade em causa, para além de ensinar a população sobre os métodos de prevenção de doenças, com o utilizado dos produtos do campo, para evitar problemas de malnutrição.
Na última sexta-feira, o ministro da Agricultura e Pesca, António Francisco de Assis, procedeu à colocação da primeira pedra para a construção do Centro de Bioveterniária e da Fábrica de Vacinas de animais domésticos no bairro Sanatório António, arredores da cidade do Huambo.
Breve historial de Gilberto Lutucuta
Nascido na missão Evangélica do Tchilume, no Bailundo, a 17 de Dezembro de 1941, além de ministro da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Gilberto Buta Lutucuta, desempenhou, entre outras funções, as de embaixador de Angola na República de Côte D’Ivoire, cargo que ocupou até 2019, altura em que se afastou da vida política activa.
Foi igualmente director do Instituto Médio Agrário de Angola, na província do Uige.