Moçâmedes – Uma fábrica de fertilizantes, com capacidade para produzir cem mil toneladas por ano, está a ser erguida no bairro Saco-Mar, município de Moçâmedes, província do Namibe, num investimento privado de um milhão e 700 mil dólares norte-americanos.
Segundo o director dessa unidade fabril, Zhao Xiadong, que falava à imprensa, esta sexta-feira, a fábrica vai entrar em funcionamento em Dezembro deste ano, tornando a província auto-suficiente desse produto.
Avançou que a empreitada está executada na ordem dos 60%, gerando, numa primeira fase, 110 postos de emprego para os jovens locais, número que poderá duplicar após a sua conclusão.
“Pretendemos abastecer toda região sul, por via do Caminho-de-Ferro de Moçâmedes, com previsão de expandir o produto para Benguela”, adiantou.
Por outro lado, o vice-governador provincial do Namíbe para o sector Político, Social e Económico, Abel Kapitango, fez saber que a unidade fabril vai contribuir no aumento da produção agrícola, reduzindo os preços dos fertilizantes no mercado local.
“Teremos os produtos mais próximo e mais baratos, facto que vai aumentar a produção agrícola e reduzir a importação, para além dos agricultores familiares terem a oportunidade de aumentar a sua lavoura”, afirmou. VR/FA/QCB