Malanje- Cento e 51 expositores, entre os quais 100 produtores individuais, 30 associações, 14 cooperativas e sete empresas das províncias de Malanje e Luanda, participam desde hoje, quinta-feira, na I Feira Municipal do Arroz, que decorre no município de Luquembo.
Alinhada ao Programa de Desenvolvimento do Comércio Rural, a exposição tem duração de dois dias, e decorre sob o lema “Luquembo, o celeiro do arroz contribuindo para a autossuficiência alimentar”.
A feira acontece numa altura em que a região tem se destacado na produção do cereal no sector familiar e empresarial, com uma cifra de mais de 10 mil toneladas por época agrícola.
A abertura do evento coube ao vice-governador provincial de Malanje para o sector Político, Económico e Social, Franco Mufinda, que assinalou o potencial da região para o cultivo do arroz, tendo em conta os abundantes recursos hídricos e os 250 mil hectares propícios para esta cultura.
Em razão disso, convidou os empresários a apostar neste segmento produtivo, quer no município de Luquembo como nos outros dois que compreendem a Região Songo, nomeadamente Quirima e Cambundi-catembo.
A par da produção, defendeu particular atenção ao processamento, com vista a agregar valor ao produto.
Por outro lado, Franco Mufinda orientou os produtores individuais a juntarem-se em cooperativas, para que possam beneficiar de créditos bancários, que vão permitir aumentar as áreas de cultivo e melhorar as suas condições de vida.
Quanto à feira, entende tratar-se de um espaço privilegiado para intercâmbio entre produtores e empresas, rumo à dinamização da cadeia de valor do arroz.
Entretanto, o administrador municipal de Luquembo, João Baptista Jorge, apontou a agricultura familiar como solução para o desenvolvimento da circunscrição, por isso, esforços continuam a ser empreendidos para potenciar os agregados.
Fez saber que, actualmente, o sector é responsável por 630 postos de trabalho ocupados por jovens locais.
Para que tal tendência prevaleça, disse que a administração continua a manter contactos com empresários para se lançarem no sector a nível da região.
Entre os expositores de “vulto”, destaca-se a fazenda Marsiris, Planeta Verde e Grão de Esperança, todas localizadas no município de Luquembo. ACC/PBC