Ondjiva – O secretário do Presidente da República para Área Produtiva, Isaac dos Anjos, defendeu, esta segunda-feira, na província do Cunene, a necessidade de se reforçar a sustentabilidade da produção agrícola ao longo do canal do Cafu, visando o incremento da produtividade e redução da fome.
Falando no encontro técnico para atribuição de responsabilidades do canal, Isaac dos Anjos referiu que a visita ao Cunene visa traçar acções práticas e concretas para o fomento da produção agrícola em grande escala na zona do Cafu.
Segundo o secretário do Presidente da República, com a conclusão dos trabalhos de gabinete, segue-se o processo de ordenamento, definição dos lotes e a sua numeração, para que de forma organizada os produtores trabalhem a terra e aumentem o cultivo de bens alimentares na região.
Recordou que o canal dispõe de água em abundância, um potencial que deve ser aproveitada para prática agrícola, de modo que a província do Cunene ganhe a sua auto sustentabilidade em termos alimentares e reverter a situação da fome, que afecta de forma consecutiva a região, nos últimos anos, devido às irregularidades das chuvas.
Por seu turno, a governadora do Cunene, Gerdina Didalelwa, reconheceu a existência de pequenas iniciativas ligadas, sobretudo, ao cultivo do tomate, tendo ressaltado a necessidade de se prestar maior apoio aos produtores locais, com sementes e o alargamento dos espaços.
Na ocasião, a governante apresentou o estado de execução dos projectos de construção das barragens do Ndue e Calucuve, em curso no município do Cuvelai, cuja execução física ronda os 60 por cento.
O secretário do Presidente da República para Área Produtiva chefia uma delegação composta pelos secretários de Estado do Planeamento, Luís Epalanga, da Agricultura, Castro Camarada, e do Urbanismo, Manuel Canguezeze.
Durante três dias de trabalho no Cunene, a delegação vai realizar visitas ao Canal do Cafu, barragens do Ndue e Calucuve.
O canal do Cafu, com 165 quilómetros, foi inaugurado em Abril de 2022 pelo Presidente da República, João Lourenço. PEM/LHE/QCB