Caxito – Trezentos novos postos de trabalho foram criados pela cooperativa “Nova Vida Cambondo” da Boa Esperança, na localidade do Porto Kipiri, província do Bengo, para os jovens locais, com objectivo de aumentar a produção na região.
Dispõe de uma área total de 600 hectares, dos quais 120 em produção, e nos 300 empregos priorizou mulheres que desenvolvem o trabalho de forma manual.
A cooperativa produz banana, tomate, cebola, couve, cenoura, pimento e beringela, através do sistema de irrigação (motobomba), assim como dedica-se a avicultura e a criação de gado suíno e caprino.
Estes ano, segundo os seus responsáveis, prevê colher mais de 43 toneladas de produtos diversos, contra as cerca de 90 toneladas do ano passado (60 toneladas de cebola e 26 de cenoura).
A estimativa de redução das colheitas devem-se à falta de fertilizantes, sementes agrícolas, insecticidas e a irregularidade das chuvas, informou à Angop, o presidente da fiscalização da cooperativa, Félix Kiavineni Olofua.
Para o êxito do ano agrícola (2021/2022) e para se ultrapassar algumas dificuldades que enfrenta, a cooperativa aguarda por um financiamento de 40 milhões de kwanzas do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA).
Caso seja disponibilizado, o valor será empregue na aquisição de uma viatura para o escoamento da produção, um tractor para o aumento das áreas de cultivo, motobombas, sementes e adubo em grande quantidade.
A cooperativa Nova Vida Cambondo foi criada em 2002.
Enquanto isso, o sector da agricultura no Bengo controla mais de 100 cooperativas e 150 associações de camponeses, sendo que cerca de 90 por cento da produção é proveniente da actividade familiar.