Luanda - Oitocentos camponeses, integrados em seis cooperativas, da comuna de Calumbo, em Luanda, beneficiaram esta sexta-feira de insumos e vários instrumentos de trabalho, para impulsionar a actividade agrícola naquela localidade à margem do rio Kwanza.
Entre o material entregue, consta pulverizadores, bombas de pedal, máquinas de cortes, três motorizadas, ao passo que aos insumos estão constituídos por 250 sacos de 25kg de sementes de milho.
Na ocasião, o administrador municipal de Viana, Demétrio Brás Sepúlveda, que fez a entrega dos meios, disse que o objectivo é aumentar os níveis de produção agrícola na comuna, bem como melhorar o rendimento das famílias camponesas nesta zona do município.
“Esta acção não fica por aqui, vai se fazer um acompanhamento de perto, para indo ajudar aí, onde a necessidade é maior, quanto ao instrumentos e insumos agrícolas”, sublinhou o responsável.
Por seu turno, o representante dos camponeses, Nelito Sairava, agradeçou o gesto e reafirmou que deste modo haverá mais produção.
De igual modo, avançou a necessidade de outros apoios como tractores e facilidades para legalização das terras agrícolas.
Calumbo é uma zona essencialmente agrícola, com o solo férteis para produção de diversas culturas, banhada pelo rio Kwanza, onde ao longo da sua orla evidencia-se inúmeros campos agrícolas dedicado a produção do milho, batata, feijão, soja, mandioca, ginguba, hortícolas e frutas.
Em 2021, a comuna de Calumbo teve uma produção de duas mil toneladas de produtos entre hortícolas, cereais e frutas