Icolo e Bengo - Pelo menos 370 mil toneladas de produtos agrícolas diversos, prevêm-se colher na campanha agrícola 2024/2025, contra as 220 mil previstas da anterior, soube-se esta sexta-feira.
A informação foi avançada hoje, no município do Icolo e Bengo, pelo vice-governador para a área Económica, Jorge Minguêns Augusto, durante o acto de abertura oficial do ano agrícola 2024/2025, na província de Luanda, tendo adiantado que, para o efeito, contam com 150 mil hectares de terras preparadas.
Entre os produtos a serem colhidos na campanha, destacam-se os cereais, tomate, quiabo, mandioca, milho, feijão, gindungo, beringela, hortícolas e batata rena e doce.
No presente ano, com o lema "Agricultura familiar, caminho certo para aumento sustentável da produção agrícola”, estão envolvidas 22 mil 720 famílias, 21 associações de camponeses e 122 cooperativas.
Segundo o director provincial da Agricultura em Luanda, João José Pedro, estão disponíveis para esta campanha agrícola, 150 toneladas de fertilizantes, duas mil enxadas, 100 carros de mão e 50 toneladas de sementes de milho.
Disse que constam ainda dos apoios aos camponeses duas mil catanas, 30 toneladas de sementes de massango, 30 de massambala, 100 motobombas e mil litros de insecticida, estando assim assegurado o sucesso dessa época.
Na ocasião, o vice-governador para área Economica, Jorge Minguêns, disse que a intenção é aumentar em cada ano o apoio as famílias camponesas com assistência em meios técnicos e financiamentos bancários através do Fundo de Apoio e Desenvolvimento Agrário (FADA).
"O que se pretende é continuar a trabalhar para o incremento da produção agrícola e melhoria do escoamento da produção e consequentemente rentabilizar a actividade dos agricultores", precisou.
Ainda no quadro da abertura do ano agrícola, decorre na vila de Catete, sede do município de Icolo e Bengo, uma feira de exposição de produtos agrícolas e pesca.
O evento com a duração de três dias junta cerca de 100 expositores, ligados a equipamentos agrícolas, produção e pesca.
Luanda é a capital de Angola, localizada na região centro-norte do país, com uma população estimada em 9,6 milhões de habitantes, (Censo2014), distribuídos em nove municípios. CLAU/AJQ