Adis Abeba – A Comissão da União Africana (CUA) está a realizar, desde esta terça-feira, a 1ª Conferência Pan-Africana da União Africana sobre a Educação das Raparigas e das Mulheres (AU-PANCOGEd1), na sua sede, em Adis Abeba, Etiópia, com intervenção da Presidente deste país, Sahle-Work Zewde.
A decorrer até sexta-feira, o evento tem como tema "Priorizar a educação das raparigas e das mulheres: uma estratégia para aumentar o acesso à aprendizagem inclusiva, ao longo da vida, de qualidade e relevante em África", e conta igualmente com a presença da Vice-Presidente da União Africana, Monique Nsanzabaganwa.
Segundo o site da UA, o certame corresponde ao tema lema do ano da UA “Educar um africano adequado para o século XXI: Construir sistemas educativos resilientes para aumentar o acesso à aprendizagem inclusiva, ao longo da vida, de qualidade e relevante em África”.
Os delegados irão, entre outros aspectos, avaliar a situação da educação das raparigas e das mulheres em África, galvanizar o apoio ao financiamento da educação das raparigas e reforçar a defesa da adopção de alto nível de políticas e quadros transformadores de género.
Durante quatro dias serão discutidas questões actuais em torno de políticas e planeamento sensíveis ao género, financiamento da educação, combate à violência baseada no género (VBG) e práticas socioculturais prejudiciais para facilitar o acesso e conclusão da educação das raparigas, e envolvimento dos jovens na educação das raparigas e das mulheres.
De entre os objectivos gerais consta Popularizar e divulgar amplamente a “continental Africa Educates Her campaign; Avaliar a situação da educação das raparigas e das mulheres em África; Explorar oportunidades de financiamento sustentável para a educação de raparigas e mulheres em África.
Identificar desafios, recomendações e soluções-chave para o avanço da educação e do desenvolvimento de competências das raparigas e das mulheres em África; Reforçar as redes e parcerias das partes interessadas que trabalham nas intersecções da igualdade de género e da educação em África; fazem parte dos debates igualmente.
Os delegados vão ainda defender a adopção de quadros, recomendações e políticas, particularmente aquelas formuladas pela Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da UA, através do 8º Diálogo de Alto Nível do CIEFFA da UA sobre a igualdade de género.
Organizada em colaboração com agências das Nações Unidas, órgãos e departamentos da UA, parceiros de desenvolvimento, organizações que promovem a educação das raparigas e das mulheres, jovens defensores da educação das raparigas, a conferência reunirá todas as vozes-chave sobre a educação das raparigas e das mulheres no continente. ADR