Tripoli - O Departamento de Explosivos da Província do Centro da Líbia, destruiu, terça-feira, uma tonelada de minas e restos de guerra na cidade líbia de Misrata, a 220 quilómetros a leste de Tripoli, anunciou um comunicado do Ministério líbio do Interior, citado pela PANA.
Um comunicado, do Ministério do Interior indica que os restos explosivos de guerra foram destruídos em cooperação com o Departamento dos Assuntos Técnicos da Agência de Investigações Criminosas.
A fonte afirmou que a operação de destruição foi realizada na zona de Al-Karanim, na cidade de Misrata, por reunir condições de segurança para se concluir o processo de eliminação desta quantidade de explosivos, de maneira segura.
Indicou que esta enorme quantidade de explosivos foi recolhida durante inquéritos realizados por especialistas da Agência nos últimos dias nas sedes da Academia Aérea e da Companhia Líbia de Ferro e Aço, em Misrata.
Após quase uma década de conflito e hostilidades armadas, numerosos desafios subsistem em termos de necessidades de reabilitação e recuperação da Líbia, desde a cessação das hostilidades no segundo semestre de 2020.
A destruição destes artefactos mortíferos justifica-se por um aumento considerável do número de incidentes ligados às minas terrestres e munições não explodidas, que afectam principalmente civis, indicou o Escritório das Nações Unidas para os Assuntos Humanitários (OCHA).
Citando, num relatório, estatísticas do Centro Líbio de Acções contra as Minas, o OCHA indicou que 162 incidentes ligados às minas e restos de guerra foram assinalados em toda a Líbia, de Maio de 2020 a Março de 2022, que resultaram 329 casos dos quais 132 mortos e 197 feridos, essencialmente civis, ou seja, 76 por cento das vítimas.
As crianças são mais vulneráveis aos perigos das minas terrestres e munições não explodidas, indicou a mesma fonte.
A 17 de Dezembro último, o Ministério líbio do Interior confirmou que oito petizes foram mortos e três outros membros da mesma família ficaram feridos, numa explosão de munições não explodidas na província de Al-Touwabia do distrito de Al-Jafara, no noroeste da Líbia.
A 22 de Fevereiro último, duas crianças de uma mesma família ficaram mortalmente feridas, após a explosão de uma mina terrestre perto da sua residência, na localidade de Ain Zara, no sul de Tripoli.