Pretória - Pelo menos seis crianças morreram no município de Soweto, na África do Sul, com sintomas de envenenamento, após consumirem alimentos com um composto químico usado em pesticidas, noticiou hoje, 28, a Prensa Latina.
Segundo o ministro da Saúde da África do Sul, Aaron Motsoaledi, os alimentos consumidos continham um grupo de substâncias geralmente utilizadas na agricultura ou pesticidas, que foram detectadas através de testes laboratoriais.
Comentou que, até prova em contrário, a teoria das autoridades é que as empresas usaram o produto químico para eliminar ratos, porque embora os produtos pesticidas contendo organofosforados não sejam concebidos para uso doméstico, são vendidos nas comunidades para matar roedores.
As doenças súbitas e mortes de crianças, que ocorreram principalmente nas comunidades negras, suscitaram comentários sobre a inacção do Governo, pelo que na semana passada o ministro deu uma conferência para explicar o trabalho de investigação que está a ser realizado. JM