Pretória - Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, realiza na próxima semana uma visita de Estado à China a convite do seu homólogo Xi Jinping, anunciou hoje a Presidência da República sul-africana, segundo a AFP.
Na deslocação à República Popular da China, de 2 a 5 de Setembro, o chefe de Estado sul-africano participará no Fórum sobre a Cimeira de Cooperação China-África (FOCAC, na sigla em inglês), que se realiza em Beijing, adiantou o comunicado.
Nesse sentido, Pretória anunciou que Ramaphosa será acompanhado por 10 ministros do Governo de Unidade Nacional (GNU), juntamente com os governadores das províncias do Cabo Oriental e de Limpopo, além de outros altos funcionários governamentais.
Em Agosto de 2023, o Presidente Xi realizou a sua quarta visita de Estado à África do Sul, assinalando 25 anos de cooperação entre os dois países desde o estabelecimento de relações diplomáticas formais.
O partido comunista chinês é um dos aliados mais antigos do Congresso Nacional Africano (ANC), tendo apoiado na década de 1960 a causa armada do antigo movimento de libertação de Nelson Mandela, no poder desde o fim do anterior regime de "apartheid" na África do Sul.
De acordo com a presidência sul-africana, "a China é o maior parceiro comercial da África do Sul a nível mundial, e é o parceiro comercial número um da China em África".
O comércio bilateral cresceu de 614 mil milhões de rands (31,1 mil milhões de euros) em 2022, para 692 mil milhões de rands (35,1 mil milhões de euros) em 2023, adiantou.
A deposição de uma coroa de flores no monumento aos Heróis do Povo, na Praça Tiananmen, em homenagem aos revolucionários chineses, assinalará o início da visita de Ramaphosa, na segunda-feira.
"A África do Sul e a China vão assinar acordos que visam reforçar a cooperação económica e a implementação da cooperação técnica nas áreas dos aglomerados humanos, da agricultura e da ciência e tecnologia", refere-se na nota da presidência sul-africana. GAR