Cotonou - O Presidente do Benin, Patrice Talon assumiu segunda-feira, 27, a presidência rotativa da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA), em substituição do antigo chefe do Estado burkinabe, Roch-Marc Christian Kaboré, derrubado em Janeiro último, sabe-se de fontes concordantes.
Segundo o ministro beninense dos Negócios estrangeiros, Aurélien Agbenonci, que falou em conferência de imprensa, em Cotonou, Patrice Talon foi eleito pelos seus homólogos da sub-região para assumir a presidência da UEMOA cuja sede está em Ouagadougou.
O voto teve lugar sexta-feira, 25, no termo de uma dupla cimeira CEDEAO-UEMOA.
Antes de aceitar o cargo, Patrice Talon condicionou que o país que detem a presidência do Conselho de ministros deve também assumir a presidência da Conferencia dos chefes de Estado.
Para o efeito, o ministro beninense da Economia e Finanças, Romuald Wadagni foi indicado para chefia a Conferencia dos ministros das Finanças.
Recorde-se que Kaboré assumia a presidência rotativa da UEMOA desde Março de 2021 até o seu derrube por um golpe de Estado a 24 de Janeiro último.