Nova Iorque - O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, congratulou-se esta segunda-feira, em Nova Iorque, com o "realojamento temporário" de centenas de funcionários da ONU no Sudão e mostrou-se satisfeito com a colaboração de todas as partes neste processo.
"O secretário-geral agradece o realojamento temporário de centenas de trabalhadores da ONU e seus dependentes de Cartum e de outros locais no Sudão, aprecia a cooperação de todas as partes no Sudão para permitir que a operação seja levada a cabo sem incidentes", lê-se numa nota divulgada pelo porta-voz de António Guterres.
Na nota, acrescenta-se que "o secretário-geral reitera os apelos às partes para cessarem as hostilidades e permitirem que todos os civis saiam das áreas afectadas pelos combates" e que "as Nações Unidas vão continuar o seu trabalho com o seu pessoal, quer dentro, quer fora do Sudão".
Desde 15 de Abril que se registam violentos combates no Sudão, num conflito que opõe forças do general Abdel Fattah al-Burhan, líder do país desde o golpe de Estado de 2021, e um ex-adjunto que se tornou adversário, o general Mohamed Hamdan Dagalo, que comanda o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês).
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o balanço provisório dos confrontos indica que há mais de 420 mortos e 3.700 feridos. MOY/DSC