Uagadougodou - Pelo menos oito pessoas morreram na segunda-feira num ataque perpectrado por pistoleiros não identificados, durante um baptizado, na cidade de Sandiaba, no norte do Burkina-Faso, segundo a imprensa local.
Testemunhas citadas pela agência noticiosa estatal do Burkina-Faso, AIB, disseram que os assaltantes invadiram Sandiaba e atacaram vários membros de uma família que participava num baptizado antes de fugirem.
A cidade situa-se na província de Koulpéologo, uma das mais afectadas pela deterioração da situação de segurança devido a um recrudescimento das actividades dos grupos extremistas islâmicos.
A cidade de Sebba, na província de Yagha, no norte do país, está bloqueada há quatro dias por um grupo armado que ameaçou a população para que não saia das suas casas, sem que as autoridades se tenham pronunciado até ao momento.
O Burkina-Faso, liderado por uma Junta Militar desde o golpe de Estado de Janeiro deste ano, tem experimentado um aumento significativo da insegurança desde 2015, levando a uma onda de deslocados internos e refugiados para outros países da região.
Os ataques, tanto por parte da Al-Qaida como das filiais do grupo extremista Estado Islâmico na região, também contribuíram para um aumento da violência intercomunitária e conduziram a um florescimento de grupos de autodefesa, a que o Governo do Burkina-Faso somou "voluntários" para ajudar na luta contra o terrorismo.