Nações Unidas - O Escritório das Nações Unidas para Assuntos Humanitários (OCHA) destinou 5,3 milhões de dólares adicionais para apoiar quase 200 mil refugiados sudaneses na Líbia, enquanto o número de pessoas necessitadas continua a aumentar.
Segundo a Prensa Latina, o montante, anunciado esta semana, procura também apoiar as comunidades de acolhimento libanesas no meio do contexto complexo que o país africano também enfrenta.
A dotação do Fundo Central de Resposta a Emergências irá apoiar a assistência urgente e impulsionar a resposta humanitária, ao mesmo tempo que mobiliza mais recursos, afirmou o porta-voz do secretário-geral da ONU, Stéphane Dujarric.
O anúncio coincide com a grave falta de financiamento para o Plano Regional de Resposta aos Refugiados no Sudão, que mal dispõe de 21 por cento dos 1,5 mil milhões de dólares (1 dólar equivale a Kz 877,50) necessários.
Essa iniciativa, coordenada pela Agência das Nações Unidas para os Refugiados, inclui países vizinhos como o Tchad, o Sudão do Sul, a Líbia e o Uganda.
Quinze meses após o início do conflito no Sudão, um quinto da população foi forçada a fugir, incluindo mais de 2,1 milhões de pessoas agora localizadas noutras nações. JM