Pretória (Da correspondente) - O ministro das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, Ronald Lamola, destacou hoje, em Harare, Zimbabwe, o papel desempenhado pela Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) em termos de garantir a estabilidade regional e a integração económica.
Ao intervir na reunião do Conselho de Ministros da SADC que prepara a 44/a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo, a decorrer no sábado, 17, o governante disse que o evento centrar-se-á na promoção da inovação para desbloquear oportunidades de crescimento económico sustentado e desenvolvimento, rumo a uma região industrializada.
Ronald Lamolam, que lidera uma delegação integrada pelo ministro das Finanças, Enoch Godingwana, destacou a necessidade de reforçar as capacidades de alerta precoce para prevenir conflitos e abordar as causas profundas que possam desenvolver estratégias de mitigação eficazes.
"Estamos encorajados com o progresso constante que a nossa região está a fazer na implementação do RISDP referente a década 2020/2030", disse, realçando a importância do pilar fundamental da paz e da segurança.
O governante sul-africano reconheceu também os desafios em curso no norte de Moçambique e no leste da República Democrática do Congo.
A respeito, afirmou que foram observadas conquistas significativas, incluindo um aumento de 21% no comércio intra-SADC em relação ao produto interno bruto (PIB) 2023 e a atracção de 6 mil milhões de dólares em investimento directo estrangeiro. RB/JM