Adis Abeba - O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, destacou hoje perante a Câmara dos Representantes do Povo (Parlamento) os principais resultados económicos graças às reformas implementadas e às projecções futuras.
Ahmed disse que o país demonstrou progressos notáveis e está a trabalhar para alcançar um crescimento de 8,4 por cento do PIB no próximo ano, respondendo a perguntas dos parlamentares com base nos planos e prioridades do governo federal para o período 2024-2025.
Sublinhou que só no sector agrícola prevêem um aumento de 6,1 por cento, enquanto continuam os esforços para revitalizar a indústria com progressos na resolução de problemas, particularmente os relacionados com o abastecimento de energia.
“Actualmente, a capacidade de produção industrial é de 67 por cento e o sector deverá crescer 12,8 por cento no actual ano fiscal”, acrescentou.
Revelou que o investimento directo estrangeiro aumentou 6,4 por cento devido às reformas macroeconómicas em curso desde Julho passado, com destaque para acções para criar um ambiente favorável ao investimento.
Os recursos energéticos renováveis da Etiópia, a terra abundante e a mão-de-obra qualificada tornam-na num destino atraente, disse.
Por outro lado, o chefe do governo etíope comentou o início das obras para construção do maior aeroporto de África com capacidade para receber entre 100 e 130 milhões de passageiros por ano.
Destacou que estão a expandir a frota da Ethiopian Airlines, companhia aérea de bandeira do país, com 124 novas aeronaves, e que isso a consolida como a maior operadora em África e um importante centro de aviação. JM