Singapura - O ex-vice-primeiro-ministro de Singapura, Tharman Shanmugaratnam, foi eleito hoje Presidente desta cidade-estado, na primeira eleição em 10 anos para este cargo essencialmente honorário.
O Departamento Eleitoral declarou o economista de 66 anos vencedor sobre dois candidatos rivais, depois de receber 70,4 por cento dos votos expressos.
As sondagens davam vantagem a Tharman Shanmugaratnam, que tem o apoio do Partido de Acção Popular (PAP, no poder), e que por isso foi criticado pelos seus adversários, que questionavam a sua independência face ao Governo.
As eleições são, por isso, um barómetro sobre a popularidade do PAP, que irá a eleições gerais em 2025 e que tem sido alvo de polémica, depois de vários escândalos envolvendo alguns ministros, incluindo uma investigação de corrupção ao ministro dos Transportes.
Shanmugaratnam conseguiu mais votos do que o antigo administrador de empresas de seguros Tan Kin Lian, que teve o apoio de vários movimentos da oposição, e do que Ng Kok Song, um antigo gestor de fundos.