Adis Abeba - A Etiópia apresentou terça-feira a sua declaração nacional sobre a primeira sessão do Comité Preparatório para a 4ª Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento, que está em curso em Adis Abeba, até sexta-feira.
O ministro das Finanças, Ahmed Shide, deu a conhecer a posição e as iniciativas etíopes em relação ao financiamento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e enfatizou que o caminho para a adopção da Agenda 2030 tem sido repleto de desafios para muitos países, incluindo a Etiópia, devido a vários problemas globais.
Neste contexto, segundo a Ethiopian News Agency, sublinhou a importância da 4ª Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento em Espanha, no próximo ano.
Ahmed destacou que a conferência serviria como uma plataforma crucial para renovar os compromissos globais para alcançar os ODS através de estratégias inovadoras de financiamento do desenvolvimento.
Salientando o compromisso contínuo da Etiópia na solidariedade com outras nações africanas e a comunidade internacional, o ministro destacou a importância de promover o diálogo e as parcerias para aumentar a mobilização de recursos nacionais e internacionais.
Além disso, realçou a necessidade de reforçar o papel do sector privado e de adoptar mecanismos de financiamento inovadores, como o financiamento climático e o financiamento misto, entre outros, para apoiar o desenvolvimento sustentável.
A resolução do peso da dívida através de um mecanismo permanente, o alargamento da base tributária, o reforço da cobrança e administração de impostos e a melhoria da gestão das finanças públicas foram também destacadas como ações-chave nas quais a Etiópia está a concentrar os seus esforços para progredir nos ODS.
Além disso, a cooperação internacional para combater os fluxos financeiros ilegais também foi mencionada como uma acção importante a empreender.
Olhando para o futuro, Ahmed Shide enfatizou que a próxima 4ª Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento será uma oportunidade crítica para revitalizar os ODS e mitigar os impactos das alterações climáticas.
As acções louváveis da Etiópia na abordagem às alterações climáticas e os seus esforços constantes e contínuos, como o Legado Verde, foram frisados na ocasião, e a comunidade internacional instada a tomar medidas imediatas e coordenadas para enfrentar os desafios que impedem a implementação dos ODS. ADR