Maputo - A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) entregou hoje em Pemba, capital da província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, equipamento de produção agrícola para 1.200 famílias afectadas pela violência armada na região.
"A cooperação técnica com o Governo é a base fundamental para restaurar os meios de subsistência e apoiar a auto-suficiência das famílias rumo à fome zero", disse Jaqueline Were, coordenadora de emergência da FAO em Cabo Delgado, durante uma cerimónia de entrega do apoio em Pemba.
A ajuda é composta por sementes de hortícolas, enxadas, regadores e foices e foi entregue ao governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo.
O apoio vai beneficiar 1.200 famílias e destina-se à próxima época agrícola, que arranca este mês.
A província de Cabo Delgado enfrenta há cinco anos uma insurgência armada com alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.
As acções levaram a uma resposta militar desde Julho de 2021 com apoio do Ruanda e da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), libertando distritos junto aos projectos de gás, mas surgiram novos ataques armados a sul da região e na vizinha província de Nampula.
O conflito já fez um milhão de deslocados, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), e cerca de 4000 mortos, segundo o projeto de registo de conflitos, ACLED. AM/DSC