Praia - O Governo de Cabo Verde anunciou hoje a criação de uma comissão para comemorar os 50 anos da independência nacional, em 2025, com actividades no país e na diáspora, referiu a ministra de Estado, Defesa e assuntos parlamentares, Janine Lélis.
Segundo a governante, na qualidade de porta-voz do Conselho de Ministros afirmou que tendo em atenção a importância e o significado do dia 05 de Julho, dia da Independência, entendeu-se que as celebrações devem ocorrer de forma distinta.
Para esse efeito, disse, existe uma proposta de se criar uma comissão organizadora que vai fazer as articulações com os vários departamentos e órgãos de soberania e preparar um programa comemorativo que envolva todos os cabo-verdianos, no país e na diáspora.
A comissão vai integrar o Presidente, José Maria Neves, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e o presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, entre outras figuras públicas e entidades.
Todo o projecto será enquadrado numa proposta de lei que "será submetida para aprovação do parlamento e vai ter um orçamento que será aprovado pelo Conselho de Ministros", apontou a ministra.
Cabo Verde tornou-se independente de Portugal a 05 de Julho de 1975, na sequência da queda do regime ditatorial português do Estado Novo, a 25 de Abril de 1974, e também do fim do regime colonial ultramarino. AM