Malanje- Vinte e quatro mil 132 turistas nacionais e estrangeiros visitaram Malanje de 2023 à presente data, revelou esta quarta-feira o director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Veloso Dala.
Lideram a lista dos pontos mais visitados, as Quedas de Calandula, Pedras Negras do Pungo a Ndongo e os Rápidos do Cuanza, respectivamente nos municípios de Calandula, Cacuso e Cangandala.
Veloso Dala que dissertava o tema “Potencialidades Turísticas de Malanje”, no 1º Fórum de Captação de Parceiros e Investidores para Malanje (FOCAPIM), disse que a província dispõe de 45 unidades para alojamento de turistas, entre hotéis, pensões, hospedarias, motéis, pousadas e complexos turísticos, totalizando 892 quartos e mil 67 camas, números muito aquém do desejado para fazer face ao fluxo de excursionistas.
Apelou ao investimento privado neste segmento, tendo em conta as vantagens disponíveis, nomeadamente incentivos fiscais ao abrigo do novo quadro legal do sector, isenção de vistos para 98 países, a simplificação dos procedimentos administrativos, a par da existência de quadros jovens formados na área.
Malanje possui ainda outros encantos turísticos com destaque para a mesa da Rainha Njinga Mbande, na comuna do Cuale, as quedas dos Bem Casados, em Cambundi Catembo, São Francisco, em Massango, Quedas de Musselege, Mbango a Nzenza e Macatalando, em Calandula, bem como as Cachoeiras de Kadiheke, localizadas a dez quilómetros da sede municipal do Quela.
Para além das potencialidades turísticas e agrícolas da província, estão em debate temas relacionados com a realidade do ramo industrial, quadro legal para o investimento estrangeiro em Angola, estabelecimento de parcerias e potenciais sectores para se investir.
Com término previsto para hoje, o 1º Fórum de Captação de Parceiros e Investidores para Malanje visa apresentar as potencialidades económicas aos investidores nacionais e estrangeiros, criar premissas para captação de investimentos e financiamentos de projectos económicos e sociais relevantes para a região.
O 1º Fórum de Captação de Parceiros e Investidores para Malanje (FOCAPIM) junta em Malanje empresários de Angola, Brasil, Portugal, Estados Unidos e França, representantes de missões diplomáticas, Agências das Nações Unidas, Câmaras de Comércio, académicos e outros convidados.
Com término previsto para hoje, o evento visa apresentar as potencialidades económicas aos investidores nacionais e estrangeiros, criar premissas para captação de investimentos e financiamentos de projectos económicos e sociais relevantes para a região.ACC/PBC