Saurimo – O soba da localidade do Muandongi, Herculano de Abreu, cerca de 15 quilómetros de Saurimo (Lunda-Sul), solicitou hoje, quinta-feira, ao Governo da província, mais investimentos no sector da energia eléctrica, água, saneamento básico e na agricultura para melhorar a vida dos seus habitantes.
Em declarações à ANGOP, no quadro do diálogo que o governador, Daniel Neto, tem mantido nos bairros, afirmou que em época de chuva, a via de acesso tem causado muitos constrangimentos na mobilidade de pessoas e meios, devido ao seu estado de degradação.
Explicou que a zona debate-se igualmente com problemas de habitações dignas, maior parte delas é de adobes e pau-a-pique, daí que, urge a necessidade se construir moradias de bloco, para proteger as famílias que é maioritariamente idosa.
Por outro lado, instado sobre a importância do Censo/2024 a ter lugar no dia 19 de Julho, o soba Muandongi reiterou a necessidade das famílias aderirem e facilitarem o trabalho, pois que, será benéfico para o Executivo traçar políticas credíveis que visam contribuir e diminuir a fome e a pobreza nas comunidades.
Avançou que nos encontros pontuais que realiza com as famílias, tem passado informações em Cokwe e português sobre o Censo, apelando para que no dia exacto não saiam de casa sem necessidade, facilitando o trabalho das equipas, que permitirá ter na base de dados o número real ou aproximado da população existente em todo território nacional.
O Censo da População e Habitação vai decorrer em 562 comunas e 164 municípios das 18 províncias do país.
O registo estatístico de 2014, a segunda operação censitária que o país realizou, indicava que a província da Lunda-Sul tinha 537 mil e 587 habitantes.
A localidade conta com um posto médico e policial, erguidos no âmbito da responsabilidade social da Catoca, em parceria com o Governo da Lunda-Sul. JW/PA