Sumbe - A chefe do departamento da Acção Social, Família e Igualdade do Género no Cuanza Sul, Isilda Culófua, incentivou, esta quarta-feira, no Sumbe, as mulheres a ganhar interesse pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), de modo a aumentar a sua afirmação social.
Isilda Culófua, que falava numa palestra sobre “A educação na era digital como meio de empoderamento feminino”, referiu que as mulheres estão cada vez mais presentes nos vários sectores e serviços, razão pela qual devem aderir cada vez mais às TIC’s, com vista a alcançar a igualdade de oportunidades.
“O Cuanza Sul, por exemplo, conta com um número considerável de mulheres em lugares de destaque, participando em processos de tomada de decisão sobre questões ligadas ao desenvolvimento da província. Por essa razão, devem abraçar as TIC’s, pois facilitam a vida quotidiana e não só”, salientou.
Neste sentido, disse, o Governo vai continuar a implementar acções com vista a garantir a participação desta camada no processo de crescimento económico e social da província, respeitando sempre os princípios de igualdade e equidade de género.
Encorajou as igrejas, escolas e a sociedade civil no sentido de continuar a colaborar com o Governo na sensibilização das famílias no combate aos estereótipos e estigmas culturais que servem de barreiras e impedem o processo de empoderamento da mulher.
Sob o lema “A participação activa das mulheres nas tecnologias de informação rumo à prosperidade social”, a palestra teve como objectivo reflectir em torno do envolvimento das mulheres e meninas nas novas tecnologias para o seu empoderamento e autonomia social.
Contou com a participação de mais de oitenta mulheres de vários extractos sociais da cidade do Sumbe.SN/MCN