Ndalatando - A fazenda Rogério Leal, na comuna da Quilemba, município de Cambambe, tem armazenadas 10 toneladas de coconote de dendém para a produção de óleo alimentar.
O produto será transformada numa fabrica adaptada, que antes era usada para a extracção de óleo de gérmem de milho, conforme informou hoje à ANGOP engenheiro agrónomo João Dus, ligado a área de produção.
A fazenda, informou, produz diariamente cerca de 100 quilos de coconote, um subproduto de dendém .
João Dus não avançou a capacidade da fábrica, nem o nível de produção de óleo de coconote, adiantando que actualmente o foco é o fabrico de óleo de palma.
Além do coconote, a fazenda aproveita também outros produtos residuais para fertilizante orgânico , para o palmar.
A fazenda abrange 10 mil hectares, com 630 hectares já cultivados, dos quais 500 em plena produção.
Inicialmente dedicada ao cultivo de milho para fuba, mas por resultados pouco animadores no mercado, a quinta esta focada agora na produção de palmeiras para extracção de óleo de palma.
O engenheiro agrónomo, João Dus, informou que a propriedade tem uma produção de 10 a 12 toneladas de dendêm diariamente e produz 40 toneladas de óleo de palma por semana.
Com mão-de-obra composta por 400 angolanos e quatro expatriados, o projecto começou em 2016 e utiliza palmeiras híbridas com sementes importadas da Colômbia e Benin.
O responsável aponto o custo alto decorrentes da falta de energia eléctrica da rede pública para o funcionamento da unidade fabril, como principal dificuldade da infra-estrutura , situada a 30 quilómetros da cidade do Dondo, Cambambe. IMA/YD