Muconda – Oitocentos e 73 Bilhete de Identidades (BI) aguardam por levantamento, de Janeiro a Agosto de 2022, no posto de identificação do município do Muconda, província da Lunda Sul, informou hoje, segunda-feira, o delegado Municipal de Identificação Civil, Luvus Alfredo.
Em declarações à imprensa, o responsável que falava a propósito da problemática de levantamento do documento na municipalidade, afirmou que durante o referido período, foram emitidos dois mil 31 bilhetes de identidades e duas mil e 105 cédulas pessoais.
Sem avançar dados comparativos, o delegado disse que para contrapor a situação, a instituição tem realizado campanhas de sensibilização nas comunidades, com vista a persuadir os cidadãos a comparecer para proceder o levantamento dos seus documentos.
Luvus Alfredo explicou que uma das razões que levam os cidadãos a não levantarem os documentos em causa, tem a ver com negligência e as distâncias que separam as aldeias da vila sede.
Sublinhou que atendendo o momento actual da realização das eleições gerais de 24 de Agosto, muitos cidadãos estão já a comparecer para levantarem os seus documentos.
Muconda, que dista a 191 quilómetros a nordeste da cidade de Saurimo, tem 36 mil e 585 habitantes, distribuídos pelas comunas de Chiluange, Cassai Sul, Muriege e a sede comunal.