Curoca - Duzentas e 17 famílias das localidades do Maine e Ondambo, município do Curoca, no Cunene, receberam, esta segunda-feira, bens diversos de primeira necessidade.
Dos bens entregues, no âmbito do programa de combate à fome, constam milho, arroz, massango, sardinha, salsicha, sabão, detergentes e roupas usadas.
O administrador comunal adjunto de Oncócua, Nascimento Tutu, disse que a assistência alimentar às famílias permite minimizar a fome nas comunidades.
Explicou que, devido às irregularidades das chuvas no município, a população já se ressente dos efeitos da fome, daí a necessidade de um contínuo apoio.
Com um clima tropical seco e chuvas irregulares, não excedendo os 400 milímetros por ano, o município do Curoca constitui o centro da seca no Cunene, por apresentar solos sedimentares, relevos montanhosos e cursos de água em regime intermitente em época chuvosa.
Dados do relatório de Pobreza Multidimensional dos Municípios de Angola, divulgado em 2019, consideram o Curoca o município mais pobre do país, indicando uma incidência de 98 por cento, em todas dimensões.
Os indicadores focaram-se na saúde, educação, qualidade da habitação e emprego, com base no Censo Geral da População e Habitação, realizado em 2014.
Com uma superfície de sete mil 998 quilómetros quadrados, o município do Curoca está dividido administrativamente em duas comunas e 25 aldeias, e conta com 56 mil habitantes.