Caxito – Duzentos e 18 novos técnicos médios de saúde de várias especialidades foram lançados, esta quinta-feira, em Caxito, no mercado de trabalho, depois de quatro anos de formação no Instituto Técnico de Saúde (ITS) do Bengo.
Deste número, 82 referem-se ao curso de enfermagem, 60 de análises clínicas, 40 de fisioterapia e 36 de farmácia.
“Para o governo a educação continua sendo uma prioridade em termos de investimentos em infra-estruturas e recursos humanos”, sublinhou o vice-governador provincial do Bengo para o Sector Político, Social e Económico, José Bartolomeu Pedro, quando procedia o acto de encerramento do ano lectivo 2023/2024.
Referiu que o governo provincial tem noção dos grandes desafios do ITS, que passam pela reparação e ampliação das infra-estruturas, apetrechamento dos laboratórios, das salas de aula e gabinetes de apoios com materiais e tecnologia moderna.
O director do ITS, José Sebastião Manuel, disse que a instituição registou no ano lectivo 2023-2024 uma produtividade acentuada em termos de melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
O Instituto Técnico de Saúde do Bengo funciona desde 2021, e ministra os cursos de farmácia, fisioterapia, nutrição, enfermagem e análises clínicas. FS/CJ/IF