Mbanza Kongo – Quinhentos e 35 quilogramas de liamba foram esta quinta-feira, incinerados na localidade de Kidezo, município de Mbanza Kongo, província do Zaire, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC).
A droga foi apreendida nos últimos 12 meses pelo SIC em diferentes pontos da província do Zaire.
Na ocasião, o subprocurador-geral da República titular do Zaire, António Domingos Espanhol, disse que alguns crimes violentos cometidos na região são motivados, muitas vezes, pelo consumo de drogas por parte dos seus autores.
Acrescentou que muitos desses cidadãos envolvidos no cultivo, consumo e tráfico de liamba têm sido responsabilizados com julgamentos sumários, cuja pena é convertida em multas.
Para o magistrado do Ministério Público, uma moldura penal de prisão efectiva para estes casos oneraria mais os cofres do Estado, frisando que cada detido gasta, por dia, 30 dólares em alimentação e outras despesas.
Entretanto, disse que para aqueles casos que envolvem grandes quantidades de estupefacientes, as autoridades judiciais têm aplicado a pena mais gravosa de privação da liberdade.
O acto foi testemunhado, também, pelo administrador municipal de Mbanza Kongo, Manuel Nsiansoki Gomes, que encorajou os órgãos de justiça para um combate cerrado ao tráfico de drogas.
A localidade de Kidezo dista a 9 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo.
A incineração enquadrou-se nas actividades comemorativas do 47º aniversário do SIC, a assinalar-se no próximo dia 28 do mês em curso.