Luanda - O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) anunciou, esta sexta-feira, a implementação, este ano, de 16 estações meteorológicas automáticas.
Segundo o director Nacional das telecomunicações, Matias Borges, que abordava a questão da apresentação da expansão e cobertura nacional dos serviços de telecomunicações e de comunicação social, no primeiro conselho consultivo do Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social, o processo de implementação das estações estão em fase de conclusão.
Matias Borges apontou ainda a execução de projectos de massificação das tecnologias de informação e comunicação social “tic's”, entre os quais o Angola digital, Rede de Mediáticas de Angola (REMA) e o Angola online.
Actualmente, prosseguiu o director, o REMA apresenta mais de três milhões de visitantes e o registo de 222 mil usuários.
Em relação ao Angola online, conforme o responsável, está implementado em 16 províncias, com 125 pontos disponibilizados com Internet gratuita.
Já o Angola digital está, neste momento, nas províncias de Luanda, Bié e Namibe, com um total de 69 centros com computadores e Internet disponíveis.
"O sector tem apostado fortemente nas Infra-estruturas de banda larga, em fibra óptica terrestre, para o funcionamento dos serviços de comunicação electrónica", reforçou.
O conselho consultivo visa, entre outros objectivos, a abordagem sobre a expansão e cobertura nacional dos serviços de telecomunicações e comunicação social, a rede nacional de banda larga, o projecto Angosat-2, a modernização dos órgãos de comunicação social, capacitação, treinamento dos recursos humanos.