Chitembo – A Delegação da Inspeção Geral da Administração do Estado (IGAE) da província do Bié iniciou hoje, quarta-feira, o processo de regularização de pagamentos de subsídios de zonas recônditas aos funcionários públicos.
O processo teve início no município do Chitembo, com o recadastramento de todos agentes e funcionários públicos que até à data presente não usufruíram desses subsídios, à luz do Decreto Presidencial 67/23 de 7 de Março, sobre incentivos pecuniários para os municípios do tipo C e D.
O facto foi confirmado pelo chefe de Departamento de Denúncias e Reclamações da IGAE, Orlando Ribeiro, que chefia uma delegação que cumpre uma jornada de trabalho de dois dias a esta municipalidade, com objectivo de aferir a situação de reclamações dos beneficiários.
À saída de uma audiência concedida pelo administrador municipal, Alexandre José Celestino, fez saber que o processo de recadastramento abrangerá todos funcionários do sector da administração, educação e saúde.
Apelou aos reclamantes para se fazerem acompanhar da devida documentação, para a validação dos registos e o consequente pagamento.
Por sua vez, o administrador municipal louvou a iniciativa da IGAE em realizar o processo de cadastramento, que, segundo o responsável, poderá, de certa forma, acalmar os ânimos dos funcionários públicos não abrangidos e que demonstram a sua insatisfação.
O gestor manifestou apoio institucional para a realização exitosa do processo dentro do prazo definido.
O município do Chitembo possui uma superfície de 8.235 km², uma população estimada em 77.747 habitantes e três comunas: Chitembo Sede, Cachingues e Malengue. VKY/PLB