Luena – A conclusão da segunda fase da Centralidade “Heróis de Cangamba”, na cidade do Luena, província do Moxico, prometida pelo Executivo é um dos maiores anseios da juventude da província do Moxico, com vista à melhoria das políticas de habitabilidade desta franja.
Essa preocupação foi apresentada esta sexta-feira pela juventude local, durante a comemoração antecipada do Dia da Juventude Nacional, a ser celebrado no próximo dia 14.
Intervindo no acto provincial decorrido sob o lema “Por uma juventude desenvolvida, valorizemos as conquistas alcançadas”, a secretária executiva da Comissão Provincial da Juventude, Palmira Lucas, disse que os jovens locais anseiam por acesso à habitação condigna.
Neste sentido, disse que a juventude local considera ser imperiosa a conclusão da segunda fase daquele projecto habitacional, que prevê um incremento de mil 500 residências, aos actuais 425 apartamentos construídos na primeira fase.
Palmira Lucas enfatizou, igualmente, a necessidade do Governo prestar atenção na expansão de escolas técnicas em todos municípios da província, com o intuito de estimular as competências da juventude e criar oportunidade de auto-emprego.
A responsável apontou também a necessidade da massificação do desporto comunitário, com a construção de infra-estruturas, de modo a combater a deliquência juvenil e o fenómeno de prostituição.
Apelou aos jovens locais a evitarem alegados actos de instrumentalização nas redes sociais, condenando igualmente, qualquer acção de fomento de tribalismo e discórdia social.
Por sua vez, o vice-governador do Moxico, Wilson Augusto, reiterou as políticas e projectos estruturantes do Executivo viradas à juventude.
Wilson Augusto disse que “há muita vontade política para a transformação das dificuldades da juventude em oportunidades, encorajando à união desta franja. TC/YD