Humpata - Mil e 221 moradores da localidade da Tchanina, no município da Humpata, na Huíla, passam a partir de hoje a consumir água de qualidade, com inauguração do seu primeiro ponto de captação e distribuição, após décadas vivendo de poços e riachos.
Inserido no programa de combate à pobreza, o sistema foi construído de raiz, com uma profundidade de 65 metros, capacidade para bombear dois mil e 800 litros por hora e nele está acoplado um sistema de bombeamento a eneregia solar, tendo custado ao Estado oito milhões, 123 mil e 417 Kwanzas.
A nova estrutura contempla ainda uma lavandaria com quatro tangues, um chafariz com duas bicas e um reservatório para distribuição da água por gravidade, com capacidade de oito metros cúbicos.
Em declarações à imprensa, o coordenador do referido bairro, Joquim Sambamnbi, louvou a iniciativa, pois anteriormente buscavam água em cacimbas que em alguns momentos secam e chegavam mesmo a consumir água do rio.
“É uma grande satisfação, agora já temos água, as senhoras já estão a lavar a roupa, a acarretar para suas casas, garantindo mais saúde às suas famílias”, enfatizou.
O município da Humpata tem uma população de 106 mil e 989 habitantes e conta com 12 furos de água operacionais, destes quatros foram recuperados e dois são novos, mas ainda 16 furos estão inoperantes.
O município da Humpata tem uma população de 106 mil e 989 habitantes.