Huambo – A cidade do Huambo acolhe, entre 8 e 9 do corrente mês, o II Conselho Consultivo do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) sob o lema “Conectar e Comunicar para a Cidadania”.
O evento, que vai decorrer no auditório do Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR), inaugurado a 12 de Janeiro último, pelo Presidente da República, João Lourenço, vai analisar questões que se prendem com o sector no país.
De acordo com o programa geral da actividade chegado à ANGOP, os trabalhos serão orientados pelo titular da pasta, Mário Augusto da Silva Oliveira.
A agenda reserva para o primeiro dia (08) abordagens de temáticas específicas e uma Aula Magna.
Para o segundo e último dia, estão previstas, depois do cumprimento do programa interno específico, que poderá se estender até às 13horas, reuniões metodológicas com os Adidos de Imprensa, das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, com os gabinetes de Comunicação Institucional e Imprensa e com os responsáveis dos gabinetes provinciais da Comunicação Social.
Paralelamente, está prevista para o dia 7 (quinta-feira) visitas a cidade do Huambo e a três projectos sociais e económicos.
O encontro vai contar com a presença dos secretários de Estado do MINTTICS, conselhos de Administração, dos directores nacionais e directores gerais de instituições tuteladas, consultores, directores dos gabinetes de Comunicação Institucional, adidos de imprensa e directores dos gabinetes provinciais da Comunicação Social.
Recorde-se que o primeiro Conselho Consultivo decorreu em Agosto de 2021 em Luanda, capital do país.
O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, abreviadamente “MINTTICS”, é o Departamento Ministerial Auxiliar do Titular do Poder Executivo, que tem por missão propor a formulação, a condução, a execução e controlo da política nos domínios das telecomunicações, das tecnologias de informação dos serviços postais, da meteorologia e geofísica, da comunicação social, da publicidade, orientada para a conexão interna e externa do país.
Inclui a estruturação das linhas gerais, as normas e os padrões da comunicação institucional a executar pelos diferentes Departamentos Ministeriais, com o apoio sempre que necessário do MINTTICS.
Um olhar ao CEFOJOR – Huambo
Implementado numa superfície de 80 mil metros quadrados e 19 mil de área construída, o empreendido, situado no bairro Macolocolo, arredores da cidade do Huambo, foi erguido para assegurar a formação nas áreas de Jornalismo, Relações Públicas, Multimédia, Cinema, Publicidade e Marketing a nível do país e da região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
A infra-estrutura, orçada em cerca de 35 milhões de dólares norte-americanos, abarca seis edifícios, um dos quais reservado ao serviço de restauração, duas quadras polidesportivas e seis residências de passagem, com as tipologias T4 e T3, para além de estúdios de TV, Rádio e Imprensa.
Conta, ainda, com 16 salas de aula, 88 dormitórios para 200 estudantes, um auditório com capacidade para 300 pessoas "baptizado" com o nome da professora e escritora Gabriela Antunes, estúdio de fotografia, para além de biblioteca, enfermaria e a digital.ao.
A digital.ao, supervisionada pelo Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação (INFOSI), é uma plataforma que finaliza a incubação de startups.
A plataforma recebe muitas solicitações de projectos tecnológicos, facto que revela o aumento da veia criativa da juventude.
As instalações do CEFOJOR-Huambo foram projectadas para estimular o crescimento académico e prático dos estudantes para o aprimoramento das habilidades jornalísticas.
Os estúdios de TV e Rádio e a sala de Imprensa do CEFOJOR (Huambo) homenageiam os jornalistas Celestino Caeso (TPA), Carlos Pereira (Rádio) e Joaquim Neves António (ANGOP), a par do auditório denominado "Gabriela Antunes". ALH