Mbanza Kongo – O governador da província do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, defendeu, esta terça-feira, a construção de dois institutos superiores politécnicos, nos municípios de Mbanza Kongo e do Soyo.
Adriano Mendes de Carvalho, que apresentava o quadro actual da província à Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, que desde hoje cumpre uma visita de trabalho de 48 horas ao Zaire, acrescentou que a edificação de mais instituições de ensino superior ajudaria na formação dos jovens e a subsequente fixação de quadros na região.
O governante defendeu, também, a construção de novos sistemas de abastecimento e distribuição de água potável em cinco das seis sedes municipais da província.
“Com a excepção de Mbanza Kongo, todas as sedes municipais carecem de sistemas de abastecimento e distribuição de água potável”, ressaltou o governador.
Em relação as vias de comunicação, Adriano Mendes de Carvalho, solicitou a reabilitação urgente do troço Mbanza Kongo/Nzeto, que se encontra em estado avançado de degradação, assim como o arranque das obras da estrada Mbanza Kongo/Cuimba.
Quanto à energia eléctrica, o governador disse que a província precisa de mais investimentos para a expansão da rede até às comunas e aldeias, assim como da iluminação pública às sedes municipais.
Com uma extensão territorial de 40 mil e 130 quilómetros quadrados, a província do Zaire tem uma população estimada em mais de 500 mil habitantes, distribuídos por seis municípios, 25 comunas e 711 aldeias. JL