Talatona- A Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP) e a academia BAI estão a promover melhoria na qualificação técnica e comportamental de profissionais do governo.
Este é um dos objectivos explanados no memorando de entendimento assinado hoje, quinta-feira, em Luanda, que rege a colaboração das duas instituições.
A luz desta parceria ,serão desenvolvidos programas de formação sobre liderança inclusiva e sustentável como objectivo contribuir para reforçar o sentido de equipa, coesão, pertença e de cidadania, tal como estimular a aprendizagem contínua de novos conceitos, de políticas e práticas de gestão e de liderança dos sectores públicos e privados.
A Presidente do Conselho de Administração (PCA) da ENAPP, Sandra Rodrigues Lemos, que falava no momento da assinatura, disse o protocolo é de beneficio das duas instituições por partilharem interesses comuns, relacionados a formação profissional para o executivo do Estado e do sector privado.
Disse que tudo será feito para que os objectivos preconizados sejam alcançados, tendo em conta a preocupação do executivo que trabalha para a formação e capacitação de quadros da administração pública e do sector empresarial, de maneiras que se fortaleça as instituições e melhore os serviços prestados ao cidadão.
A Presidente do Conselho de Administração (PCA) da academia BAI, Noelma Viegas, afirmou que apesar de serem congêneres, não cabe ao BAI ser concorrente da ENAPP, mas ser um elemento complementar naquilo que a formação de desenvolvimento de competência dos profissionais, assim como elevar a competência ao serviço de Angola.
De acordo com a PCA , o desafio é formar governantes, gestores públicos, pessoas que têm a responsabilidade de gerir, com consistência, domínio cientifico, não só rigor acadêmico, mas também no domínio prático.
O protocolo ora assinado ainda prevê , a realização conjunta de seminários , conferencias e outros eventos de divulgação e informação que evolvem a partilha de conhecimentos e desenvolvimento de quadros, bem como a organização conjunta de conferencias e acções de formação cm elevado padrão de exigência curricular e qualificação dos formadores.MAG.