Soyo – Dois quilómetros de vias urbanas, em construção na cidade do Soyo, província do Zaire, começam, no final deste mês, a receber o tapete asfáltico.
Trata-se das vias que ligam a Rotunda da antiga central eléctrica ao Velho Rufino e do antigo mercado municipal do Soyo à escola de ensino primário, assim como a rua que dá acesso aos bairros Kintambi e Kimpondo.
Iniciadas em Julho do ano passado, as obras de reabilitação dos referidos troços rodoviários, estão a cargo da empresa Grupo 7 Cunhas,
Em declarações esta segunda-feira à ANGOP, o administrador municipal adjunto do Soyo para a área técnica, infra-estruturas e serviços comunitários, Adelino Nkai, explicou que, actualmente, os trabalhos consistem na colocação do revestimento que antecede o asfalto.
De acordo com o responsável, já foram concluídos os serviços de redes técnicas e passeios, bem como as bases para a colocação da iluminação pública.
Quanto aos restantes dois quilómetros que também fazem parte deste pacote, a fonte disse estarem a merecer os estudos técnicos, devido à complexidade por onde vai passar a via, caracterizada por acentuado lençol freático.
Trata-se da rua que liga a parte traseira do aeroporto Comandante Ndozi, no bairro FAPA à pracinha de maruvo do Kikudo até à área dos supermercados.
“É uma via que vai necessitar de uma rede técnica de passagens hidráulicas e outros serviços de engenharia”, acrescentou.
As obras estão orçadas em USD 17.078.037 e fazem parte do pacote financeiro de mais de 86 milhões de dólares disponibilizados pelo Reino da Espanha, no âmbito da segunda fase das vias urbanas que abarca, também, a construção de outras infra-estruturas nos domínios da saúde, educação e habitação, em todos os municípios da província do Zaire.
De realçar que, a primeira fase de reabilitação das vias urbanas das sedes municipais da província do Zaire foi lançada em 2014 e permitiu, em três anos, a asfaltagem de 25 quilómetros de ruas das cidades e vilas de Mbanza Kongo, Cuimba, Tomboco, Nzeto e Nóqui. JFC/JL