Sumbe - Um programa de combate à pobreza no meio rural, executado pelo Governo da província do Cuanza Sul, consumiu, em 2022, Kz três mil milhões, no domínio da educação, agricultura e outros, soube hoje a ANGOP.
De acordo com informações disponibilizadas pelo chefe de Departamento de Estatística e Planeamento do Governo do Cuanza Sul, Dolbeth Freitas, no fomento da agricultura, cinco mil pessoas beneficiaram de inputs agrícolas, sementes, preparação de terra de 500 hectares, bem como receberam aves e ração.
Quanto ao empoderamento das mulheres e igualdade do género, mais de mil 174 pessoas receberam kits de culinária, de parteiras tradicionais, alfaiataria, de salão de beleza, moageira e motos de três rodas que permitiram a criação de uma renda familiar.
De acordo com o responsável, a merenda escolar foi distribuída em 30 escolas a nível dos 12 municípios, beneficiando 29 mil 748 alunos.
Em declarações à imprensa Dolbeth Freitas assegurou a continuidade do programa para melhorar as condições de vida da população da região.
A província do Cuanza Sul ocupa uma área de 55.660 quilômetros quadrados e tem uma população estimada em 2.109.999 habitantes, distribuídos em 12 municípios e 36 comunas.