Icolo e Bengo - A coordenação do Censo Geral da População e Habitação 2024, no município de Icolo e Bengo, está a permitir que responsáveis de agregados familiares, com indisponibilidade em período normal, possam marcar um dia, de modo excepcional, para responderem o inquérito.
Segundo a coordenadora adjunta do Censo2024 no Icolo e Bengo, Catarina Rangel Leite, esta nova metodologia de trabalho visa possibilitar aos chefes de famílias que pelas suas ocupações laborais saem cedo e voltam tarde à casa, em período de repouso dos agentes de campo.
"O cidadão pode ligar a qualquer hora, dizer a sua localização e marcar a hora que pretende ser contabilizado. O que se pretende é registar todos os agregados familiares integrados nas várias zonas censitárias a nível das quatro comunas e os dois distritos urbanos do Icolo e Bengo", referiu a responsável.
Catarina Leite disse que esta medida está a ter grandes êxito a nível da centralidades do 44, por exemplo, onde foram já atendidas 12 solicitações por telefone, para o registo de agregados familiares.
Cataria Leite sublinhou que para o processo de inquérito às famílias, Icolo e Bengo conta com 439 agentes de campo que realizam os cadastros a nível do município.
Encorajou a contínua participação da população no processo, de maneira a ajudar o Governo a saber o número real da população e traçar novas políticas sociais e económicas.
O Censo2024
Este é o segundo Recenseamento Geral da População e da Habitação em Angola, tendo o primeiro sido realizado em 2014.
O Censo 2024 decorre sob o lema “Juntos contamos por Angola”, abrange os 164 municípios, 518 comunas, 44 distritos urbanos e 23.832 aldeias das 18 províncias do país.
Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o processo envolve mais de 92 mil profissionais, entre recenseadores, assistentes técnicos, logísticos e motoristas.
O Censo2024, iniciado a 19 de Setembro, tinha inicialmente uma previsão de duração de um mês, mas por várias razões, entre as quais as técnicas, foi prorrogado para mais trinta dias, com o término previsto para final deste mês.
Para o êxito da actividade, o Executivo disponibilizou cerca de 30 mil milhões de kwanzas para cobrir as despesas relacionadas com a preparação do Censo 2024. CLAU/AJQ