Soyo - Duzentos e 21 habitantes da aldeia de Lukata, comuna da Mangue Grande, município do Soyo, beneficiaram na quarta-feira de serviços integrados de saúde nas mais diversas especialidades.
A assistência médica e medicamentosa foi proporcionada por uma equipa de técnicos da Direcção Municipal da Saúde, que também realizou uma acção de fumigação extra-domiciliar na localidade, inserida no programa de combate à malária.
Na ocasião, foram diagnosticados 52 casos de malária em crianças, adultos e idosos, sete de hipertensão arterial, um de furúnculo, cinco de sarna e 13 de gripes e tosse, tendo sido ainda vacinados 91 aldeões de diferentes faixas etárias contra diversas doenças.
Os pacientes receberam medicamentos para o tratamento das patologias a que foram diagnosticados, ao passo que os casos mais críticos foram evacuados para o Hospital Municipal do Soyo.
Essa actividade foi desenvolvida em paralelo com a jornada de uma equipa de supervisores dos programas de luta contra as mais variadas doenças no município, que desde o passado dia 5 de Novembro realiza uma vistoria formativa a diversas unidades sanitárias da circunscrição.
A supervisão, que está também a incidir sobre os serviços de estatística e vigilância epidemiológica, tratamento e registo correcto de dados estatísticos, tem por propósito a melhoria da prestação dos serviços à população.
Integraram a equipa, supervisores dos programas de luta contra a malária, Vih/Sida, tuberculose, doenças transmissíveis sexualmente (DTS), promoção da saúde, nutrição, saúde reprodutiva e do Programa Alargado de Vacinação (PAV).
A jornada, que deverá se estender a várias localidades do interior do município do Soyo, província do Zaire, termina na primeira quinzena do corrente mês.
Mangue Grande é uma das cinco comunas do Soyo, dista a sensivelmente 89 km da sede municipal e tem uma população estimada em mais de cinco mil habitantes. PMV/JL