Luena – Dois mil 339 agentes de campo que vão assegurar a implementação do Censo Populacional e Habitação, na província do Moxico cumprem, desde esta segunda-feira, a última etapa formativa do processo.
A referida formação, com previsão de terminar no próximo dia 18 do corrente mês, prevê várias temáticas, principalmente a transmissão de conhecimentos técnicos sobre o processo e questões comportamentais, conforme o chefe dos serviços provínciais local, José Januário Mateus.
Segundo o responsável, no primeiro dia da formação, que decorre nas instalações do Instituto Superior Politécnico do Moxico, foram preconizadas as expectativas, tendo em conta o elevado número de agentes que compareceu.
Reafirmou que estão criadas todas as condições logísticas para o êxito da formação e do processo, a nível da província.
No quadro da preparação do censo, foram realizadas diversas acções formativas e capacitação para o êxito do censo populacional, na província.
Na província do Moxico foram actualizadas duas mil 929 secções censitárias, durante o processo de actualização cartográfica, que decorreu em todo o território nacional.
A região, com cerca de um milhão e 200 mil habitantes, conta com nove municípios, tendo uma superfície de 223 023 km2 (a maior do país).
O primeiro recenseamento populacional após a Independência Nacional foi realizado em 2014. Na altura, o país tinha 28.4 milhões de habitantes , sendo que mais de 750 mil no Moxico. TC/YD