Huambo – Quatrocentos e 12 agentes informáticos vão trabalhar na região Centro/Sul do país, que compreende as províncias do Bié, Cuando Cubango e Huambo, durante o Censo Geral da População e Habitação-2024, soube a ANGOP, esta quinta-feira.
O Censo Geral da População e Habitação-2024 vai decorrer, em todo país, de 19 de Setembro a 19 Outubro, sob o lema “Juntos contamos por Angola”.
A informação foi prestada pelo chefe dos Serviços provinciais do Instituto Nacional de Estatística (INE) do Huambo, Rúben Gomes, no final da formação regional de 54 agentes informáticos municipais, decorrida em seis dias, nesta cidade.
Segundo o responsável, dos 412 agentes informáticos regionais, 156 vão trabalhar na província do Bié, 148 no Huambo e 108 no Cuando Cubango, divididos em regional, municipal e comunal.
Informou que, estando já formados os 54 agentes informáticos municipais da região, seguir-se-á, nos próximos dias, a fase de seminário dos técnicos informáticos comunais.
Relativamente ao processo de recrutamento dos agentes de campo, Rúben Gomes deu a conhecer que se registaram 39 mil 872 candidatos, dos quais 35 mil foram avaliados, onde foram seleccionados seis mil 596 profissionais, que vão trabalhar como recenseadores e supervisores do Censo 2024.
Disse que a lista será disponibilizada brevemente, porém os candidatos podem já consultar o estado da sua candidatura, se está como reprovado, apto ou na lista de espera.
Por seu turno, o coordenador adjunto da Comissão de Apoio a realização do Censo 2024 na província do Huambo, Elmano Francisco, apelou para a responsabilidade e sentido de missão aos agentes e assistentes envolvidos no Censo 2024, pois não será tarefa fácil recensear algumas pessoas, na qual ainda não sabem que o objectivo da iniciativa é melhorar as políticas fixadas pelo Executivo angolano.
Ainda quinta-feira, 37 assistentes técnicos comunais da província do Huambo iniciaram uma formação de 10 dias, no âmbito da preparação do Censo Geral da População e Habitação-2024. ZZN/JSV/PLB