Ganda - Cerca de cento e cinquenta jovens provenientes dos dez municípios da província de Benguela participam, a partir desta terça-feira (01), nesta circunscrição, no acto de abertura da Jornada Provincial da Juventude, soube a ANGOP.
Promovida pela ONG Associação Juvenil para Solidariedade (AJS), a jornada terá a duração de um mês e vai decorrer sob o lema “Competências verdes para a juventude, rumo a um mundo sustentável”.
Na Ganda, está prevista a realização de uma feira do empreendedor, campanha de plantação de árvores num pomar e a tradicional caminhada da juventude.
Em declarações hoje, segunda-feira, à ANGOP, via telefónica, o porta-voz da AJS, Gui Rodrigues, disse que a jornada da juventude, realizada anualmente, é um espaço de reflexão sobre os vários assuntos que afectam essa franja da população.
Daí que o também activista social referiu que o objectivo é aumentar a participação da juventude nos processos de elaboração e implementação de políticas públicas em Angola.
Fez saber que o evento visa também envolver essa franja da sociedade em várias acções que concorrem para o desenvolvimento da província e do país.
“É uma actividade que a AJS vem desenvolvendo desde 2020 e que engloba toda sociedade civil da província de Benguela”, disse.
Aproveitou a ocasião para anunciar que o ponto mais alto da jornada será na sexta-feira (11 de Agosto), com a realização da VIII Conferência Provincial da Juventude.
Gui Rodrigues explicou que a Associação Juvenil para Solidariedade (AJS) conta com apoio institucional de várias instituições, com realce para o Conselho Provincial da Juventude e o Governo de Benguela.
A Associação Juvenil para Solidariedade (AJS) é uma Organização Não Governamental (ONG) de âmbito provincial e sem fins lucrativos, que vela pelos direitos das crianças e acções que visam a participação da juventude na vida pública. Com sede no bairro da Santa Cruz, existe desde 1999. RJP/CRB