Cuemba - Cinco unidades sanitárias do município do Cuemba, na província do Bié, beneficiaram hoje, terça-feira, de meios de apoio e suplementos diversos, visando o reforço no atendimento dos enfermos.
Os meios foram adquiridos no âmbito dos Recursos Ordinários do Tesouro (ROT) e deles constam geradores, fogões, botijas de gás butano, louças e cestas básicas, entregues pelo administrador municipal, Baptista Albino.
Na ocasião, Baptista Albino sublinhou que com os geradores as unidades sanitárias vão atender doentes no período nocturno, enquanto os fogões e outros meios para assegurar as refeições dos técnicos e pacientes com regularidades.
Testemunharam a cerimónia, o director local da saúde, Pedro Muvembe, membros da administração local do Estado, enfermeiros e convidados.
Situado a 164 quilómetros a Leste da cidade do Cuito, no município do Cuemba, o sector da saúde controla 113 funcionários, que labutam em 11 unidades sanitárias, sendo um hospital, três centros de saúde comunais e seis postos fixados nas localidades de Chindumba, Cariata, Nhandombe, Chisseque, Mussindi, Japão e Caiata.
No primeiro semestre deste ano foram atendidos 19 mil 152 pacientes, nas áreas de pediatria com 9.033, medicina (9.603), ginecologia e obstetrícia (516).
São doenças diagnosticadas com frequência nos hospitais do Cuemba, a malária, febre tifóide, doenças respiratórias e diarreicas agudas, tuberculose, gastrite, infecções de transmissão sexual entre outras. JEC/BAN/MS