Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Sector da saúde no Cuando Cubango aposta na formação de quadros

     Saúde              
  • Cuando Cubango • Quarta, 06 Novembro de 2024 | 09h51

Menongue - Oitenta e quatro médicos do Cuando Cubango estão a frequentar,  este ano, a formação especialização nas áreas de Imagiologia, Pediatria, Urologia, Anestesia, Gineco - obstetrícia, Medicina Interna e Ortopedia, no quadro do Plano Nacional de Formação de Quadros do Ministério da Saúde.

Faz ainda parte das especialidades as de Cardiologia, Neurocirurgia, Medicina geral familiar, Nefrologia, Otorrinolaringologia, Endocrinologia, Medicina Legal, entre outros.

A informação foi apresentada, terça-feira, pelo director do Gabinete da Saúde do Cuando Cubango, João Chihinga, quando intervinha na visita do governador provincial, José Martins, ao Hospital-Geral do Cuando Cubango, cuja formação especializada tem o término em 2027.

Os formandos, segundo explicou, encontram-se no Hospital-Geral do Cuando Cubango e Municipal de Menongue, para além das províncias da Huíla, Luanda, Benguela e Cabinda, bem como no exterior do país, concretamente no Brasil e Portugal.

Neste momento, avançou o director, 17 outros profissionais, entre enfermeiros e psicólogos licenciados, estão preparados para a sua especialização, no Brasil e no próximo ano lectivo 2025, a fim de serem especializados em diferentes áreas, com destaque para saúde pública, saúde comunitária e nutrição.

Para a formação pós-média, destinada à superação aos funcionários com o grau académico de técnicos médios, estão em formação, no presente ano lectivo, no nível pós-médio, 50 técnicos na especialidade de parteiras e 31 em pediatria e puericultura.

No próximo ano lectivo, avançou, o gabinete provincial de saúde perspectiva estender a formação a nível de enfermeiros licenciados para determinadas especialidades, em função das necessidades mais requeridas, como urgências médicas, médico-cirúrgico, materno-infantil, saúde comunitária, entre outras áreas.

Com o fim deste ciclo formativo, previsto para 2027, João Chihinga augura um salto qualitativo da província em recursos humanos, bem como assegurar melhor qualidade no atendimento hospitalar e preventivo da população.

Indicou que, actualmente, Cuando Cubango controla 126 unidades sanitárias, com destaque para um Hospital-Geral de referência, a par de hospitais Pediátrico, Ortopédico, Sanatório e Maternidade, cada, bem como nove hospitais municipais, um em cada município, e 98 postos de saúde.

O sector da saúde controla dois mil 140 funcionários, dos quais 130 médicos, 981 enfermeiros, 383 técnicos de diagnóstico e terapêutico, entre outros, sendo que os médicos são de especialidades de Cardiologia, Medicina Interna, Ortopedia, Cirurgia, Obstetrícia, Cuidados Intensivos, Anestesia, Anatomia Patológica, Médicos Internos Gerais e Médicos de Família.

Ainda assim, revelou o responsável, há uma necessidade urgente da contratação de médicos nas especialidades de Neurocirurgia, Neurologia, Oftalmologia, Dermatologia, Otorrinolaringologia, Neonatologia, Laboratório Clínico, maxilofacial e Nefrologia.

Sublinhou que, para a solução de casos que exigem estas especialidades, o Hospital-Geral tem primado pela evacuação nas províncias do Huambo, Bié, Luanda e Huíla, o que, de certo modo, atrasa a assistência médica e medicamentosa.

Governo assegura implementação de serviços de Hemodiálise

Em declarações à imprensa, no final da visita, o governador José Martins avançou que, brevemente, será implementado o serviço de hemodiálise no Hospital-Geral do Cuando Cubango, de formas a evitar as transferências de doentes para a busca destes serviços noutras províncias do país.

Sem apontar detalhes, realçou que já está a trabalhar com o Ministério da Saúde nesta matéria e tem uma perspectiva de que, no mais curto espaço de tempo, este problema esteja resolvido,  o que garantirá o tratamento, localmente, das pessoas que precisam deste serviço especializado.

A missão, de acordo com o governador, é tornar o hospital mais organizado e funcional para que venha melhorar o atendimento das populações de Menongue e outros municípios mais próximos assim como passar a ser como uma “jóia da região” sudeste do país.

Argumentou que, no quadro da nova Divisão político-administrativa, que resultaram no Cuando e Cubango, o Hospital - Geral do Cuando Cubango deverá servir como um ponto de apoio para todas as questões sanitárias das populações do território Cubango, onde está localizado, bem como das do Cuando (nova). MSM/ALK/FF/PLB

 

 

 

 





Fotos em destaque

Angola apura-se pela 10ª vez para o CAN2025 em Marrocos   

Angola apura-se pela 10ª vez para o CAN2025 em Marrocos   

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h48

AJEA forma 722  guias turísticos em cinco províncias

AJEA forma 722 guias turísticos em cinco províncias

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h39

PR deplora participação de políticos e parlamentares no contrabando de combustíveis 

PR deplora participação de políticos e parlamentares no contrabando de combustíveis 

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h21

Jovens no Andulo (Bié) despertam para produção da beringela

Jovens no Andulo (Bié) despertam para produção da beringela

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h15

Zaire recupera 2,5 quilómetros quadrados de território ocupado ilegalmente pela RDC

Zaire recupera 2,5 quilómetros quadrados de território ocupado ilegalmente pela RDC

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h09

Presidente Joe Biden visita Angola em Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola em Dezembro

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h04

Contrabando de combustível muda para Leste e Sul de Angola

Contrabando de combustível muda para Leste e Sul de Angola

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 11h54

Angola produz mais de 28 milhões de toneladas de produtos agrícolas na campanha 2023/2024

Angola produz mais de 28 milhões de toneladas de produtos agrícolas na campanha 2023/2024

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 11h46


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+