Luanda - Em Angola mais de 95 por cento das mães já amamentaram alguma vez na vida e 48 por cento iniciam a logo na primeira hora de vida dos bebés.
A informação foi prestada, esta terça-feira, em Luanda, pelo secretário de Estado para Saúde Pública, Carlos Pinto de Sousa, no quadro da Semana Mundial do Aleitamento Materno aberta hoje.
Entretanto, disse que somente uma média de 38 por cento o fazem de forma exclusiva até ao sexto mês de idade.
O Secretário de Estado defendeu ainda que esta média encobre o facto de que a aderência a exclusividade reduz significativamente com a idade do bebê, passando de 67 porcento nos dois primeiros meses para 17 porcento por volta do sexto mês.
Por seu turno, o UNICEF e a OMS incentivam a adopção de políticas que apoiem o aleitamento materno como a licença parental remunerada e as pausas para amamentar.
A data, celebrada anualmente, na primeira semana de Agosto, por recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e parceiros globais, reflecte, este ano, a urgência da nutrição adequada na primeira infância, de forma a garantir o crescimento e o desenvolvimento adequado das crianças, sob o lema, “Apoie a Amamentação: Faça a Diferença para as Mães e os Pais que trabalham”. ART